segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Amizade


Desde pequenos aprendemos a ser amigos, mesmo sem muita noção disso.
Nascemos para amar uns aos outros e é aí que vemos o quão importante se torna a amizade em nossa vida.
Ela é tão complexa quanto o amor, talvez por ser uma forma de amor, e até mesmo por estar contida nele.
“A amizade é um amor que nunca morre” disse Érico Veríssimo.
Feliz aquele que tem um amigo, com quem compartilhar momentos difíceis, e recordações que nunca se apagam.
Um ombro para chorar, aquele alguém para ligar quando todo o resto do mundo parece estar contra você, aquela pessoa que diz “vai ficar tudo bem”, mesmo quando tudo que nos resta é a duvida de seguir em frente.
Não importa quem seja, se fala nossa língua ou não, o que importa de verdade é o quão importante é esta pessoa em nossa vida, em nossas lembranças.
A amizade nos estimula a vida, nos ajuda a vencer barreiras, ela é o fio condutor de nossas histórias.
Podemos comprovar isso no livro “Capitães da Areia” em que crianças abandonadas contam consigo mesmas para sobreviverem, sozinhos no mundo os amigos lutam contra o preconceito e o desprezo que a sociedade impõe a eles, unidos enfrentavam o mundo de forma corajosa para alcançarem seus sonhos e objetivos.
Temos amostra de que na amizade não tem preconceitos nem julgamentos em “Dom Quixote”, ele luta para salvar sua amada imaginária, e Sancho Pança apesar de saber que seu amigo delira o acompanha por toda a jornada como seu fiel escudeiro.
Na amizade não existe preconceito, julgamento. Existe em si uma forma despretensiosa de amar, onde dar não é uma questão de escolha.
Não existe distância que separe ou mude a forma, nem contradições que nos alienam e nos trilham para longe, pois amizade não é uma paixão pelas coisas mundanas, pelas aparências ou posses, amizade é uma troca onde nunca se perde ou se ganha por dar ou receber, pois o coração atende a todos os chamados da mesma maneira, com igualdade e solidariedade, onde a única coisa que se espera em troca é a própria amizade.
Já dizia um sábio que amigos são a família que a gente escolhe.

(Andy)

Nenhum comentário:

Postar um comentário